Projeto europeu “On The Way” promove o treino de competências de mais 80 líderes juvenis

Escrito por Administrador PASEC ligado . Publicado em Noticias InGroup

Sessões de Trabalho do projeto 1 2

O Projeto europeu “On The Way”, desenvolvido pela PASEC em parceria com a SBI de Itália, pretendeu adaptar o método de Simbologia Grupal ao treino de competências de liderança a jovens líderes que coordenam ou estão integrados em grupos juvenis.

Apoiado pelo Programa Erasmus +, o projeto formou mais de 80 jovens e mais de 40 técnicos de juventude em duas ações de formação internacionais e em mais de 90 sessões de trabalho entre 2022 e 2024.

O On The Way pretendeu dotar jovens líderes de comunidades de risco de uma base de competências que lhes permitisse lidar com problemas complexos, ampliar as suas oportunidades de realização e melhorar a sua capacidade de tomadas de decisão nos campos social e vocacional, ao mesmo tempo que serviam de modelo inspirador nas suas comunidades.

O projeto lançou um manual pedagógico que chegou a mais de um milhar de agentes educativos. Amplamente disseminado, este manual traçou um perfil de um líder juvenil de grupos juvenis ou em contexto comunitário. As competências centrais evidenciadas foram: Adaptabilidade; Autorregulação; Pensamento criativo; Resolução de problemas; Pensamento crítico; Resiliência; e Comunicação.

Como resultados mais visíveis, o On The Way permitiu:

- Dar corpo a um novo modelo pedagógico de capacitação de jovens líderes de comunidades de risco;

- Criar uma rede transnacional de 83 jovens líderes multiplicadores de comunidades em exclusão;

- Dar forma a um manual pedagógico OtW – Caminho Simbólico, dedicado a agentes educativos que intervêm com jovens com alto potencial de liderança provenientes de comunidades de risco;

- Formar nove grupos de intervenção social locais que promoveram pequenos projetos locais de caráter ambiental, cultural, empreendedor, social e de capacitação.

Considerado uma boa prática, o projeto continua, entretanto, a sua ação no terreno através de um plano de replicação que chegará a Espanha e França.