Arena - Companhia de Expressão Corporal e Dança

A Companhia de Expressão Corporal e de Dança "Arena" é a estrutura da PASEC dedicada à promoção e ensino da Expressão Corporal e da Dança como pedagogias e metodologias fomentadoras da inclusão e protagonismo juvenil.

Usamos a Expressão corporal como manifestação de sentimentos ou de sensações internas, tanto quanto de conteúdos mentais, por meio de movimentos representativos ou simbólicos do corpo.

A linguagem do nosso corpo é a comunicação não-verbal, pois utilizamos gestos, posturas e movimentos. Os instrumentos mais comuns da expressão corporal são: o corpo, a voz, o som, o ritmo, o gesto, a postura, o movimento, o espaço, o tempo.

A Expressão Corporal e a Dança desenvolvem as várias dimensões do ser:

- a nível físico: como a prevenção e manutenção da condição física; aquisição de algumas aprendizagens técnicas; conhecimento das possibilidades de movimento do próprio corpo; desenvolvimento da linguagem corporal; domínio do próprio corpo.

- a nível psíquico: potencia a espontaneidade, intuição e criatividade; desenvolve a memória, capacidade de atenção e observação; fomenta uma atitude de disponibilidade para com situações não previstas.

- a nível sócio-afetivo: potencia as relações no seio de um grupo e a comunicação; liberta as tensões internas mediante o movimento criativo; melhora do desenvolvimento sensorial ao nível das emoções, sentimentos, inquietações, etc.

A "Arena" tem vários grupos a funcionar mediante níveis etários. Para se inscreverem basta aceder a contactos e fazê-lo através de email ou através dos contactos habituais.

IMG 4616