PASEC vai apoiar jovens em Cabo Verde na mobilidade para fins de aprendizagem

Escrito por Administrador PASEC ligado . Publicado em Noticias InGroup

Delegação da PASEC no ANIMA23 em Cabo Verde

Teve lugar em Cabo Verde, nas ilhas de Santiago, São Vicente e Santo Antão a última etapa do Anima 23 - Encontro Internacional de Animação Sociocultural.

A PASEC fez deslocar até Cabo Verde uma delegação de quatro técnicos, entre eles o CEO da PASEC, Abraão Costa e a Presidente da Direção, Sara Gomes. Compunham ainda a delegação os Educadores Telmo Pinheiro e Ana Patrícia Sampaio.

Sob a liderança do Coordenador da PASEC em Cabo Verde, Eduardo Garcia, os dias foram de trabalho cooperativo e troca de boas práticas com organizações de juventude, escolas, universidades e organizações sociais.

Foram feitas mais de 20 visitas culturais, 4 workshops e 6 reuniões de trabalho. Para além disso tiveram lugar eventos culturais e encontros bilaterais.

Destaque para o trabalho na ilha de Santo Antão com o Agrupamento de Escolas de Porto Novo e na Escola Secundária Suzete Delgado na Ribeira Grande. Para o ano a PASEC irá acolher jovens líderes de Cabo Verde, da ilha de Santo Antão, durante o ANIMA24. A ideia passa por aumentar e consolidar a PASEC InGroup em Cabo Verde, nomeadamente a Rede Internacional de Grupos Informais Juvenis liderada pela PASEC.

Esta jornada de trabalho permitiu ainda estabelecer parcerias com o Rotary Club da Cidade da Praia, ilha de Santiago e com o Instituto Superior de Engenharia e Ciências do Mar na cidade de Mindelo, Ilha de São Vicente.

Nas palavras da Presidente da PASEC, Sara Gomes, o ANIMA23 em Cabo abriu "uma nova janela de oportunidades na estratégia de internacionalização da PASEC, não só pelos novos projetos lançados, mas também pelo impacto real que estamos a gerar nas comunidades locais".

Participantes do ANIMA23 em Cabo Verde

O efeito prático do ANIMA23 em Cabo Verde é o novo programa de mobilidade para fins de aprendizagem para jovens da ilha de Santo Antão suportado pela PASEC e o aumento de grupos juvenis de intervenção local da Rede PASEC InGroup em Cabo Verde.