“De 1830 rumo a 2030” enche Centro de Estudos Camilianos

Escrito por Administrador PASEC ligado . Publicado em Noticias ADN

foto 3

A PASEC, através das suas Companhias Artísticas, e o Agrupamento de Escolas Dona Maria 2 levaram à cena a peça de teatro "De 1830 rumo a 2030" sobre o impacto da industrialização no tecido social português ao longo dos últimos 200 anos. 

O espetáculo teve lugar no Centro de Estudos Camilianos, pelas 19 horas do dia 25 de maio. A plateia estava repleta com mais de 200 espectadores. 

Foram mais de 50 crianças e adolescentes as que subiram a palco e deram forma a momentos de emoção, muito "saber" e de reflexão sobre os nossos últimos séculos de industrialização. 

Num espetáculo totalmente redigido, produzido e encenados pelas próprias crianças e adolescentes que lhe deram forma, pretendeu-se dar a conhecer a forma como a Indústria impactou a vida de cada um na sua época, as oportunidades que gerou e os impactos mais negativos. Numa viagem de duzentos anos, o final da peça incidiu no conceito de desenvolvimento sustentável e como hoje é possível estabelecer um equilíbrio entre o processo de Industrialização, o Homem e o Ambiente. 

Estiveram em cena as Companhias de Teatro ADN, Companhia de da Dança e Expressão Corporal Arena e Companhia de Música ADV, todas da PASEC.

No final do espetáculo a Diretora do Agrupamento de Escola Dona Maria 2, Prof. Cândida Pinto, referiu a singularidade do espetáculo apresentado e de como é possível conjugar a educação formal e a educação não formal em projetos socioeducativos capazes de promover a capacitação e inclusão de todos os alunos, despoletando tanto o seu envolvimento social como o sucesso educativo.

Este espetáculo esteve integrado no Plano Nacional das Artes.