Simbologia Corporal
A Simbologia Corporal é a variante de Expressão Corporal da Simbologia Grupal. Embora podendo ser usada com todo o tipo de grupos, é mais utilizada com grupos de necessidades especiais ou com especiais dificuldades de comunicação.
A importância da linguagem corporal
Os gestos e as expressões faciais falam muito mais do que as palavras. Albert Mehrabian, pioneiro em pesquisas sobre linguagem corporal, em estudos de 1950 apurou que a mensagem na comunicação interpessoal é transferida na seguinte proporção: 7% - Verbal (somente palavras) 38% - Vocal (incluindo tom de voz, velocidade, ritmo, volume e entonação) 55% - Não - verbal (incluindo gestos, expressões faciais, postura e demais informações expressas sem palavras).
O antropólogo, Ray Birdwhistel, outro pioneiro no estudo da comunicação não verbal, descobriu que as palavras correspondem por menos de 35% das mensagens transmitidas numa conversa frente a frente. O restante em torno de 65% da comunicação é feito de forma não verbal. Todos nascemos a saber identificar algumas expressões faciais, gestos e posturas. Ao longo da vida aprendemos várias outras. Porém, devido à linguagem corporal não fazer parte do sistema educacional tradicional e ainda hoje ser pouco estudada e difundida, uma grande variedade de gestos passam despercebidos.
Os especialistas em Linguagem Corporal assumem a comunicação como o primórdio da nossa evolução, sendo que esta está presente em cada momento da nossa vida. O que desconhecemos é a relevância da comunicação não verbal. Apenas 7% de nossa comunicação é verbal, ou seja por palavras. Os outros 93% é não verbal.... tom de voz, postura, micro expressões faciais e os mais variados gestos que podemos usar.
A Expressão Corporal e os seus benefícios
Expressão corporal é a manifestação de sentimentos ou de sensações internas, tanto quanto de conteúdos mentais, por meio de movimentos representativos ou simbólicos do corpo. A linguagem do nosso corpo é a comunicação não-verbal, pois utilizamos gestos, posturas e movimentos. Os instrumentos mais comuns da expressão corporal são: o corpo, a voz, o som, o ritmo, o gesto, a postura, o movimento, o espaço, o tempo.
Os benefícios da mesma manifestam-se a vários níveis:
a) Físicos:
- como prevenção e manutenção da condição física;
- aquisição de algumas aprendizagens técnicas;
- conhecimento das possibilidades de movimento do próprio corpo;
- desenvolvimento da linguagem corporal;
- domínio do próprio corpo.
b) Psíquicos:
- desenvolvimento das competências ligadas à espontaneidade e criatividade;
- capacitação ao nível da memória, focalização, atenção e observação;
- capacitação ao nível da disponibilidade e resiliência emocional.
c) Socioafetivos:
- melhoria das relações no grupo ao nível da comunicação;
- libertação das tensões internas mediante o movimento criativo;
- melhoria nas capacidades ao nível do desenvolvimento sensorial.