O Advantage assenta a sua ação no terreno em três ações que se assumem como três redes de respostas sociais inteligentes interligadas.
– Rede de Parceiros Institucionais – Rede de mecenas e patrocinadores que disponibilizam apoios concretos (como transporte para o local de trabalho aos jovens com necessidades especiais, um gestor social, equipamento técnico específico, entre outros) para os jovens com necessidades especiais no seu processo de integração profissional/social e sempre que possível, inclusive, situações concretas de emprego.
Atuais Instituições incluídas na Rede: Associação Famalicense de Proteção e Apoio à Deficiência, Casa da Juventude de Guimarães, Município de Famalicão, Agrupamento de Escolas de Terras do Ave, Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, Agrupamento de Escolas Dona Maria II, Associação SBI (Itália), Cooperativa Ágora (Espanha), Agrupamento de Escolas Don Sancho I, Centro Social de Calendário e Associação de Moradores das Lameiras
– Rede de Gestores Sociais e Agentes Educativos – Rede de gestores sociais do projeto, uns cedidos pelas instituições parceiras, outros a título voluntário e que são os tutores diretos dos jovens envolvidos.
– Incubadoras de Atividades Socialmente Úteis – Espaços geridos pelos Gestores Sociais articulados com Rede Parceiros Institucionais e Rede de Gestores Sociais e Agentes Educativos que servem para a construção de projetos de intervenção cívica e participação juvenil de jovens com deficiência. Cada incubadora dá origem a um grupo juvenil que alinha a sua ação em atuações concretas, centradas nas necessidades dos seus membros e alinhada com os objetivos do Advantage. Como fim último os jovens com necessidades especiais são levados a viver o dia a dia de uma empresa, a importância do processo de tomadas de decisão e a relevância da sua qualificação. As metodologias de educação não formal base, tendo em conta o público alvo, são a reflexão a partir da estimulação multissensorial e a Reflexão Expressiva (Debate, introspeção e discussão a partir do Teatro, Música, Escrita, etc).
