Back

ANIMA 2025 desperta com os” Caminhos da Transição e Regeneração” envolvendo mais de 1200 participantes

ANIMA 2025 desperta com os” Caminhos da Transição e Regeneração” envolvendo mais de 1200 participantes

O ANIMA 2025, Encontro Internacional de Animação Sociocultural já teve o seu início. Só na primeira semana foram mais de 1200 os participantes entre Assembleias Juvenis, sessões de trabalho cooperativo, eventos desportivos e o espetáculo “Como é que ninguém se lembrou disto?” perante mais de 200 pessoas no Centro de Estudos Camilianos, em Seide, na passada sexta feira, dia 7 de março.

Tendo como tema “Os caminhos da Transição e Regeneração”, o ANIMA 2025 pretende refletir junto de jovens, agentes de decisão e organizações da sociedade civil, os novos movimentos sociais e metodologias de transformação social alicerçados na Educação para a Sustentabilidade e nos movimentos da Regeneração e Transição. No total serão mais de 5700 os participantes previstos em todo o plano de ação do ANIMA 2025.

Na primeira semana, o tiro de partida foi dado no Complexo de Habitação Social das Lameiras em Famalicão com uma assembleia juvenil sobre o tema “As minhas ideias, o meu bairro…” que envolveu mais de 50 jovens oriundas de comunidades de risco.

Seguiu-se um torneio de futebol baseado na Educação Intercultural.

Mas a grande atividade da semana foi o espetáculo “Como é que ninguém se lembrou disto?”.

Perante centenas de espectadores, foram a palco mais de 70 jovens. Através da dança, teatro, artes visuais e música, foram contadas histórias de como mudar o mundo e dar-lhe uma face mais sustentável. Este espetáculo foi uma parceria com a Associação Desperta e Brinca que aproveitou o evento para dar corpo a mais uma iniciativa do projeto DeB Europeu, apoiado pelo Programa Erasmus +.