Youth Cop 23 coloca jovens no centro do diálogo político local sobre as alterações climáticas
O projeto Youth Cop 23 da PASEC juntou dezenas de jovens em diálogo com os decisores políticos sobre as políticas ambientais e as alterações climáticas. Esta atividades juntou jovens de vários países e passou por Portugal e Espanha. Esteve integrada no Anima23 – Encontro Internacional de Animação Sociocultural.
No documento final aprovado por todos, ficou claro que os jovens devem ser envolvidos no centro do processo de decisão política ambiental porque serão eles os protagonistas das mesmas num futuro imediato e os que assumirão as consequências do trabalho que está e “não está “ a ser feito no momento.
A Youth COP23 tem por objetivo dar protagonismo aos jovens no debate e discussão das decisões político-ambientais das suas localidades. Foi através da criação de uma Rede Transnacional de Grupos de Ação Local Juvenis para a Ação Climática, com o apoio das suas organizações, que a Youth COP23 está a fomentar a análise da situação climática de cada localidade e impulsionar a partilha de boas práticas, no âmbito da sustentabilidade, através de uma interação nacional e internacional, de modo a projetar práticas ecológicas a implementar no futuro.
A intenção é a de envolver os jovens e de os tornar “decisores políticos”. Pretende-se que a rede gerada pelo projeto atue de forma coordenada, através do envolvimento dos jovens, grupos de jovens e organizações locais, como atores de projetos de promoção e implementação de medidas localmente sustentáveis, em articulação com próprios Municípios. Na origem desta rede de trabalho estará a tradicional metodologia de Debate Parlamentar, inspirada na Conferência das Partes (COP) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (CQNUAC), tendo o projeto, por isso, como nome Youth COP23.
A necessidade deste projeto emerge da escassa resposta efetiva da COP26 e da deficitária envolvência dos jovens no processo da mesma e, consequentemente, um escasso conhecimento da necessidade de protagonizar a voz juvenil na ação climática.
Este está a ser um processo pedagógico de diálogo estruturado/diálogo jovem com os decisores políticos de âmbito local, regional e nacional, com o intuito de envolver as comunidades juvenis (nomeadamente as com menos oportunidades) no processo de reflexão que visa influenciar as redes promotoras de políticas ambientais e de juventude ao nível local e supra territorial.