PASEC distinguida como melhor Boa Prática da UE pelo CES
A PASEC foi distinguida como a melhor Boa Prática da União Europeia (UE) através do Corpo Europeu de Solidariedade (CES), uma das mais relevantes distinções nacionais e europeias no domínio das ações ou projetos de impacto social. É o sétimo ano consecutivo que a PASEC é considerada Projeto Inspirador ou melhor Boa Prática da União Europeia, seja através do programa Erasmus +, seja através do Corpo Europeu de Solidariedade.
Com a presença do Sr. Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, através dos meios digitais, coube ao Secretário de Estado da Juventude, Dr. João Rebelo, e ao Diretor do Programa Erasmus +, Dr. Luís Alves, entregar os prêmios.
Em particular foi premiada a PASEC Underground e o seu trabalho com comunidades de risco, nomeadamente o trabalho com jovens oriundos de etnias e minorias.
O evento teve lugar na Alfândega do Porto e serviu ainda para comemorar o Dia Internacional do Voluntário. Na cerimónia, para além da entrega de prémios, foram ainda dados testemunhos na primeira pessoa de jovens voluntários europeus que apresentaram os seus projetos em Portugal.
O Secretário Geral Executivo da PASEC, Abraão Costa, juntamente com Patrícia Sampaio, foram os representantes da PASEC na cerimónia. Nas palavras de Abraão Costa “este prémio distingue o trabalho da PASEC no âmbito das ações de solidariedade e voluntariado com comunidades de risco. Mas mais do que distinguir as nossas ações, distingue a forma como as fazemos e o impacto que têm.”
Foram centenas os jovens voluntários, decisores políticos e ONG’s presentes, num evento apresentado por Pedro Inocêncio, atual Secretário Geral da PASEC, também ele ex-voluntário do Corpo Europeu de Solidariedade.