PASEC leva a cena “Ser ou não ser personagem secundária…” perante centenas de pessoas
Foi perante uma planeia repleta, com centenas de pessoas, que as companhias artísticas da PASEC levaram à cena o espetáculo "Ser ou não ser Personagem Secundária...", no passado dia 25 de março, pelas 21h30, na Casa de Camilo (Centro de Estudos Camilianos) em Ceide.
O espetáculo retratou os caminhos secundários que todos escolhemos e que acabam por definir o protagonista em que nos vamos tornar. Toda esta história foi construída na perspetiva dos jovens na atualidade enquanto interventores políticos e sociais.
O espetáculo foi todo desenhado e concebido pelos jovens que lhe deram corpo e dividiu-se num mosaico cénico que incluiu música, dança e teatro ao longo de 70 minutos. A história está dividida em quatro partes e esta foi a primeira delas. Nos próximos 6 meses terão lugar mais 3 espetáculos.
Participaram no evento as Companhias Artísticas PASEC ADN – Teatro, Arena – Expressão Corporal, D’Art – Artes Visuais e ADV/Autocarro – Música, num total de mais de 80 jovens em palco.
O espetáculo abriu o ANIMA 2022 - Encontro Internacional de Animação Sociocultural e o projeto DNA Arts Fórum apoiado pelo Programa Erasmus +, que dará forma à 1ª Rede Europeia de Lideranças Criativas Juvenis.
O projeto DNA Arts Fórum permitirá o nascimento de uma Rede com uma componente digital e uma componente comunitária/local. Integra parceiros do Luxemburgo e Itália e é centrado no trabalho de juventude de capacitação criativa e artística de proximidade com base na filosofia das Lideranças Criativas, a partir de estratégias que usam as Artes e as Expressões Criativas como formas de Educação para a Cidadania Global.
O espetáculo “Ser ou não ser personagem secundária…” integrou ainda as comemorações dos 20 anos da PASEC.