Tempos de Aventura 2017 capacitam 211 jovens
Entre Junho e Julho foram 211 os jovens que estiveram envolvidos na Escola de Verão “Tempos de Aventura 2017”, numa organização da PASEC em parceria com o Projeto Eurobairro do Programa Escolhas, o Programa Acompanhar do Município de Famalicão, Agrupamentos de Escolas Dona Maria II, AE Camilo Castelo Branco, Escola Profissional CIOR, Escola Profissional Bento Jesus Caraça e AE Don Sancho I.
Durante cinco semanas, 211 jovens, divididos por quatro polos, tiveram a oportunidade de se envolverem num programa pedagógico de capacitação orientado para a promoção das competências de liderança, comunicação, trabalho grupal, solidariedade e tomadas de decisão. Dos 6 aos 19 anos, os trabalhos estiveram divididos entre a Casa das Ideias em Santiago de Antas, o Centro Animateca no Complexo de Habitação Social das Lameiras, a Escola Básica de Meães e o Centro de Educação Não Formal da PASEC.
Das mais de duas centenas de jovens envolvidos, mais de metade foram jovens em risco de exclusão devido ao risco de abandono escolar, devido à sua situação de pobreza ou devido à sua realidade sociocultural. As atividades incluíram uma forte componente recreativa com idas à piscina, visitas culturais, desporto aventura e workshops práticos. Os participantes puderam experimentar várias profissões, desenvolver e produzir peças teatrais e expressão corporal, organizar eventos para os encarregados de educação e interagir com várias personalidades políticas e sociais. Dos 211 envolvidos, 57 foram do ensino secundário que assumiram a responsabilidade de tutores e facilitadores dos grupos de trabalhos mais jovens. Os restantes participantes foram na sua maioria dos 2º e 3º ciclos de ensino de todas as escolas do concelho.
No encerramento dos Tempos de Aventura 2017, o Vereador da Educação e Empreendedorismo, Leonel Rocha, perante dezenas de pais e jovens participantes, manifestou o seu entusiamos pelo envolvimento ativo dos jovens na dinamização das atividades promovidas e pela capacidade de envolver todos os jovens independentemente da idade, origem ou capacidade económica.